10 Aspectos Essenciais dos Chacras que Você Precisa Conhecer


chaxyG1

Os Sete Chacras Magnos e os Canais de Distribuição Ida e Pingala

Existem “toneladas” de informações sobre chacras na Internet, fora uma imensa quantidade de livros sobre esse tema. Apesar disso, ainda existem informações divergentes sobre alguns de seus aspectos, tais como cores e sentido de rotação, uma vez que a maioria dos autores tem um conhecimento superficial e, quase sempre, apenas teórico sobre o assunto.

A seguir, relaciono, de forma sintética os 10 principais aspectos relacionados aos chacras a fim de dirimir quaisquer dúvidas que o leitor tenha sobre esse assunto.

Significado: A palavra chacra (ou chakra em inglês) vem do sânscrito (uma das 23 línguas oficiais da Índia) e significa “roda”, “disco”, “centro” ou “plexo” sendo usada para descrever centros ou vórtices energéticos percebidos por clarividentes em pessoas e noutros seres do reino animal.

Função: Como parte da estrutura bioenergética dos seres vivos, a função dos chacras é absorver energias extrafísicas, distribui-la pelo nosso campo energético e exteriorizar energias conscienciais.

Parachacras: São os chacras do psicossoma, muito mais sutis dos que são percebidos junto ao corpo físico. São as matrizes desses últimos.

Estrutura: Os chacras apresentam forma (discos ou rodas achatadas), cor (variável), raios ou pétalas (em número definido), canais internos por onde se interligam a estrutura holossomática e apresentam um giro no sentido horário ou anti-horário.

Magnos:  São chamados magnos os 7 principais chacras (figura acima), todos localizados na frente do corpo e cada qual associado a certas funções e estruturas vitais do holossoma: Coronochacra (no alto da cabeça), Frontochacra (um pouco acima e entre as sobrancelhas), Laringochacra (região da laringe), Cardiochacra (região do peito-coração), Umbilicochacra (abdômen), Esplenicochacra (próximo ao baço) e Sexochacra (órgãos genitais).

Criptochacras: São chacras menos conhecidos, localizados na parte posterior do corpo (nas costas). Os criptochacras mais conhecido e mencionados são o Nucalchacra, localizado na região da nuca-cerebelo, e o Umeralchacra, localizado nas omoplatas. Esses chacras estão intimamente relacionados como os fenômenos mediúnicos e com o assédio extrafísico, pois são por meio desses chacras que as consciências extrafísicas fazem o acoplamento mediúnico com as consciências intrafísicas.

Giro: Quando um chacra gira no sentido horário (para a direita, dextrogiro, centrífugo ou dakshinavártena), ele exterioriza energia para fora do corpo, ou mais apropriadamente, para fora do holossoma da consciência e, quando gira no sentido anti-horário (para a esquerda, sinistrógiro, centrípeto ou vamavártena) ele absorve energia do ambiente ao seu redor. Esse giro, para um sentido ou outro ocorre natural e inconscientemente mas pode ser controlado na medida que absorvemos ou exteriorizamos energia por eles usando a vontade. Os chacras podem girar todos para um mesmo sentido ou não, sem que isso represente um problema para o equilíbrio da consciência.

Cores: Os chacras podem assumir cores variadas conforme o estado emocional da consciência. Atribuir cores específicas a eles, portanto, é incorreto, pois eles mudam a todo instante. Quando bloqueados apresentam coloração escura ou até mesmo com pontos negros. Quando totalmente equilibrados e, quando a consciência apresenta um elevado padrão energético e equilíbrio emocional, apresentam-se todos com coloração branca.

Especialização: Cada chacra é especializado em absorver e exteriorizar energias com certo padrão vibratório. O Frontochacra e, principalmente o Coronochacra, atuam com as energias mais sutis ao passo que o Sexochacrae o Umbilicochcra atuam com as energias mais densas. Os Plantochacras, localizados nas bases dos pés são especializados em absorver energias da terra (energias telúricas) e os Palmochacras, localizados nas palmas das mãos, são especializados em exteriorizar energias.

Bloqueios e Desbloqueios: Todos os chacras devem estar desbloqueados para que possam absorver e exteriorizar energia normalmente. Quando isso não ocorre, surgem desequilíbrios energéticos, neurológicos, endócrinos e psíquicos. Bloqueios podem surgir por vários motivos, tais como desequilíbrios emocionais e assédio interconsciencial. O desbloqueio dos chacras pode ser feito por um terapeuta, expert em assistência bioenergética, ou pela própria consciência, usando a vontade, para absorver e exteriorizar energia pelos chacras de forma intensa durante alguns minutos.

Finalizando, o gif animado exibido acima mostra de forma muito clara os 7 chacras magnos e como eles distribuem energia para os diversos corpos por meio de canais internos conhecidos como ida e pingala.

Referências

Verbete Chacra da Wikipedia

Artigo Chacras: Ferramentas para o Autoconhecimento

Artigo Chacra Umeral

Para saber mais

Experiências Fora do Corpo – Fundamentos

Fronteira da Consciência.com

Metaconsciência.com

Lin-Chi

EAC – Escola de Autopesquisa da Consciência

Livro Estado Vibracional

Livro Estado VibracionalLivro Experiências Fora do Corpo - Fundamentos

 

 

 

 

 

Anúncios

6 comentários sobre “10 Aspectos Essenciais dos Chacras que Você Precisa Conhecer

  1. Caro Cesar,

    Os chacras cardaco e umbilicochakra aparecem deslocados da espinha dorsal na imagem. um erro na imagem, ou o esquema seguido por voc? Ou, claro, eu estou errado? Pois li e acho mais razovel – mas no posso botar a mo no fogo, pois no sou clarividente – considerar todos os chakras principais aqueles alinhados com a espinha dorsal.

    Abraos, Edson

    • Olá Edson

      A imagem provém de um dos sites citados no final do post (saiba mais). Achei ela interessante, por isso resolvi usá-la. Fora o Explênicochacra, os chacras magnos, como você disse, aparentemente, são alinhados com o eixo central do corpo humano e, portanto, com a espinha dorsal. Mais ainda, na imagem eles aparecem com um certo tamanho (diâmetro) que na prática, pode ser menor ou bem maior.

      Grato pela observação.

      Cesar Machado

  2. Ola Csar,

    De acordo com JOHN PIERRAKOS (Autor do livro Core Energetics), um dos introdutores da teraputica Bioenergtica, juntamente com Alexander Lowen, e tambm cito outra autora de assuntos correlatos, Barbra Brenam, do livro MOS DE LUZ, os chacras esto constitudos aos pares, anterior e posterior, com relao ao corpo humano. Por exemplo: o corono-chacra est intimamente correlacionado com o sexo-chacra, o que podemos constatar com os tratamentos em Acupuntura. O frontal com o Nucal, o Cardio-chacra com o seu complementar entre as escapulas e assim tiros os 7 principais tem o seu adjunto complementar interligado saindo da coluna, ou medula para o lado posterior …

    Marcus Evandro.

  3. Alguns autores propem que os chakras devem ou girar no sentido horário para irradiar energia (para isso praticar yoga, tai chi etc.) ou no sentido anti-horario para captar energia (para isso aplicar acupuntura, passe e desenvolver a mediunidade. Portanto colocam que os chakras nao podem girar para os dois lados ao mesmo tempo e então mediunidade e yoga são incompativeis. Gostaria de um parecer seu com relação a isso, pois fiquei bem intrigado. Gratidao, Lucas.

    • Olá Lucas

      Não creio que exista alguma contradição. Os chacras podem exteriorizar e absorver bioenergias. Ora fazem uma coisa, ora outra. Em todas as pessoas, isso ocorre naturalmente. Intuitivamente, algumas pessoas controlam, eventualmente, algumas exteriorizações e absorções. Poucas são as pessoas que podem fazer isso conscientemente, pois, para isso, precisam ter lucidez quanto as bioenergias e quanto aos chacras. Quando um chacra exterioriza energia parece que exite uma tendência para ele girar no sentido horário. Quando absorvemos energia por ele, existe uma tendência para que gire no sentido anti-horário. Mas, a pessoa capaz de controlar esse processo com lucidez pode não só não girar o chacra para nenhum lado como, se assim desejar, fazer exatamente o oposto, invertendo o sentido de rotação com relação a exteriorização das energias. Provavelmente, as energias mobilizadas por um chacra não giram em sentidos opostos ao mesmo tempo. Mas, é possível com percepção e lucidez comandar algo assim, sem maior propósito, creio, além do que experimentar para ver se é possível ou não.

      Abraço

      Cesar Machado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s