Saúde do Corpo Físico


woman a flowing hair

Você cuida bem da saúde do seu corpo físico?

Fatologia. Os cuidados com o corpo físico; A atenção para com a qualidade da dieta alimentar; A realização de exames de saúde periódicos; A aplicação da vacinação preventiva; A atenção para os alertas emitidos pelo corpo; A consciência  em avaliar a necessidade ou não de ingestão de medicamentos;  A prática de atividade física regular; O sono revitalizador; Os limites do estresse físico;  A higiene como hábito.

Saúde. O corpo físico saudável reflete a condição do energossoma e vice-versa. Quem tem boa saúde tem mais energia para usar, doar e assistir.

Homeostase. A saúde do corpo físico contribui para a homeostase holossomática, o equilíbrio do holossoma, o conjunto dos veículos de manifestação da consciência.

Foco. Geralmente, sites como este comentam muito sobre os corpos e energias sutis e pouco ou nada sobre cuidados com o corpo físico. Sem um corpo saudável nossas possibilidades de atuação nessa dimensão ficam muito limitadas.

Dever. A média de vida hoje, no Brasil, é de 73 anos. Temos então uma obrigação perante a vida: atingirmos essa idade de forma produtiva, ativos, fazendo coisas úteis.

Mulheres. Mulheres cuidam muito mais da saúde do corpo do que os homens. Por isso, a partir de 60 anos começa a haver uma redução da população masculina em relação à feminina.

Periódico. Trabalho em uma empresa que tem certa preocupação com a saúde de seus funcionários exigindo, portanto, que façam um exame de saúde anual.

Conscientização. Ciente de que o exame proporcionado pela empresa não é suficiente para aferir de forma adequada o real estado da saúde do meu corpo, faço anualmente meu próprio exame periódico.

Médico. O médico que consulto para isso é um cardiologista. Sua agenda está sempre lotada com fila de espera de meses para uma consulta. Isso mais a qualidade do atendimento que presta atestam sua competência. Depois dele, também visito o urologista.

Exames. Os exames que o cardiologista pede são: Hemograma completo, Eletrocardiograma, Teste de esforço físico, Ultrasonografia das carótidas, Ultrassonografia abdominal, Ultrassonografia prostática, Ultrassonografia da tireoide.

Doenças. Aos 48 anos, não sofro de nenhuma doença e não tomo nenhum remédio. Minha pressão é excelente a maior parte do tempo. Não fosse isso, certamente teria que fazer outros exames mais.

Eletrocardiograma. Junto com o teste de esforço físico, é fundamental para inferir a qualidade do coração, cuja patologia é uma das principais causas de óbitos em todo mundo.

Carótidas. Uma ultrassonografia das carótidas permite inferir o grau de obstrução das artérias do coração e assim, definir se é preciso um tratamento ou não para o nível de colesterol acima do normal, como é o meu caso.

Tireoide. Atenção crescente vem sendo dada a tireoide, glândula que regula funções importantes em órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. A ocorrência de nódulos na tireoide é comum, sendo que em 5% dos casos, eles podem evoluir para um câncer.

  • Caso: Uma pessoa que conheci tinha um problema sério da tireoide. Por motivos ignorados, fazia um tratamento sem que ninguém soubesse. Certo dia teve uma crise causada por disfunções nessa glândula, entrou em coma e veio a falecer sem que um diagnóstico do que estava ocorrendo com ela pudesse ser feito a tempo de salvá-la. Somente depois soube-se sobre o tratamento que conduzia em segredo.

Abdomen. É uma das regiões que mais acumulam gordura. Uma ultrassonografia abdominal permite avalia-se quanta gordura está acumulada na região, em especial ao redor do fígado, o que pode levar a complicações nesse órgão.

Próstata. É uma glândula que só o homem possui, que se localiza na parte baixa do abdômen e está relacionada a reprodução. Existem três exames preventivos que todo homem deve fazer a partir dos 45 anos: exame de sangue para medir o PSA; ultrassonografia prostática para medir-se com precisão o tamanho e peso dessa glândula; o (ainda temido e motivo de mil e uma gozações) TR – exame de toque retal, considerado o mais importante dos três.

  • Caso: Exames periódicos detectaram aumento do nível do PSA em meu sogro aos 80 anos. Exames complementares levaram-no a uma quimioterapia. Como resultado, o quadro foi revertido e hoje ele tem 90 anos.
  • Caso: Um colega de trabalho aos 53 anos começou a sentir-se mal. Descobriu que estava com câncer na próstata em estágio terminal, sem possibilidade de reversão. Nunca fizera exame da próstata antes.

Exames de Sangue. Quanto mais detalhado melhor. Doenças como a diabetes podem ser detectadas precocemente e o nível de colesterol pode ser avaliado, sem contar uma serie de outras anomalias.

  • Caso: Um moça que conheci na adolescência  tornou-se diabética sem saber e acabou falecendo devido a uma crise fulminante de hipoglicemia. Um exame de sangue periódico teria evitado isso.
  • Caso: Colesterol elevado, com o tempo, causa obstrução das artérias o que leva ao infarto do coração e outros problemas circulatórios. Tenho o colesterol elevado por questões genéticas. Certo dia fui fazer o exame periódico exigido pela empresa e a médica, clínica geral, sugeriu que eu tomasse uma medicação para baixar o nível do colesterol por alguns meses para depois “ver como ficava”. Agradeci a ela e informei que preferia consultar meu cardiologista. Baseado em exames detalhados, o cardiologista achou que não era o caso, até porque: 1) Não existe “ver como fica” para esse remédio; ou se toma ininterruptamente ou o colesterol volta a subir; 2) O remédio tem contra indicações, tais como por exemplo, o aumento das chances de contrair câncer no pâncreas. Se o nível de colesterol é muito elevado, dificilmente a pessoa escapará do remédio, mas, se é “apenas” elevado, como no meu caso, deve-se fazer o possível para evitar o remédio. Em tempo: Como a venda de remédios para reduzir o colesterol é hoje uma mina de ouro para a indústria farmacêutica, essa “mexe com os pauzinhos” para aumentar as vendas. Fique ligado!

Alimentação. Objeto de infindáveis polêmicas, cada pessoa deve descobrir por si só quais alimentos ou dieta alimentar lhe faz bem e qual lhe faz mal. Generalizações e ideologias nesse campo frequentemente levam a equívocos.

  • Caso: Na Alemanha, um detalhado acompanhamento de pessoas que preferem alimentar-se exclusivamente de comida crua revelou a incidência de anemia na maior parte dos indivíduos. Essas pessoas acreditam, erroneamente, que alimento cru é mais saudável. Ocorre que, após milhões de anos, o organismo humano está irremediavelmente acostumado a extrair o que precisa de alimentos cozidos.

Fumo. Fumo mais mal. Mata. Se você fuma, pare imediatamente antes que seja tarde.

Modismos. Periodicamente, revistas populares trazem reportagens de capa sobre o lançamento (prematuro) de novos remédios “miraculosos” que curam ou melhoram significativamente algum tipo de problema de saúde. São os remédios da moda. Cuidado.  Em geral são matérias pagas. Vários desses remédios da moda tiveram sua comercialização proibida, anos depois, após constatar-se sérios efeitos colaterais nos pacientes.

Atividade Física. Atividade física regular é necessária para manter-se a saúde do corpo. Quanto mais velha a pessoa fica, mais necessária se tornam os exercícios frequentes. A caminhada em passo ligeiro é o exercício mais fácil, mais barato e que trás mais benefícios para o praticante. Estabeleça uma disciplina: caminhe dia sim, dia não, 5, 6 Km ou mais, nas ruas, no parque mais próximo, enfim, onde for possível.

  • Caso: No ano passado, em um belo dia, comecei a sentir uma dor intensa no antebraço direito. Com o passar dos dias, parecia evidenciar-se um quadro de tendinite. Devido a rotina de atividades obrigatórias diárias, estava há meses sem exercitar-me. Voltei a caminhar (da forma descrita acima). Semanas depois, as dores desapareceram.

Negligência. Todas as pessoas ficam com gripe, tosse ou algum outro problema de saúde simples de vez em quando que o próprio mecanismo de autodefesa do organismo consegue superar. Gripe, tosse, dores ou qualquer outro sintoma que persista por semanas é sinal de que o organismo não conseguiu superá-lo e que podem levar ao seu agravamento.

  • Caso: Tive uma projeção lúcida onde foi mostrado que a tosse que um colega de trabalho trazia a semanas era o sintoma de um problema que iria se agravar causando-lhe a morte caso não se tratasse imediatamente. Dei o recado e o pior foi evitado. Tempos depois o mesmo ocorreu com outro colega, com o detalhe que dessa vez ele ainda não tinha sintoma algum de problema nos pulmões.
  • Caso: A poucos dias, um membro de minha família teve um problema de cistite, uma infecção bacteriana na bexiga ou no trato urinário inferior. Convencido da superioridade de sua saúde, pois é atleta desde a juventude e vangloriando-se de nunca tomar remédio para nada, não se cuidou. O quadro da infecção evoluiu a ponto dele desmaiar três vezes levando sua família ao desespero. A medicação adequada reverteu o quadro de infecção.

Sono. Dormir bem, o quanto o corpo físico demanda, é fundamental. Qualquer pessoa passa por períodos onde dorme menos do que deveria por algum motivo, mas isso não pode virar rotina. A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo.

Estresse. Existe o estresse positivo e o negativo. “Sem estresse não há evolução”, diz a máxima. Quando muito intenso e prolongado, o estresse pode levar ao esgotamento físico e mental, reduzir a atenção da pessoa, predispô-la a acidentes e ao assédio extrafísico. Logo, descanse quando o corpo der sinais de esgotamento e vá se distrair quando a mente der sinais de saturação com alguma atividade.

Higiene. Maçanetas das portas de banheiros públicos e de banheiros do ambiente de trabalho e as barras de empurrar carrinhos de compras em supermercados são duas das principais formas de transmissão de doenças infecto-contagiosas, tais como a gripe.

Faço votos que você leitor ou leitora, chegue pelo menos a 100 anos de vida produtiva!

Referências

Por que homens cuidam menos da saúde que as mulheres

Próstata

10 Coisas que você precisa saber sobre tireoide

A importância do sono

Experiências Fora do Corpo – O Guia do Iniciante

Fronteira da Consciência.com

Metaconsciência.com

Livro Estado Vibracional

Livro Estado VibracionalLivro Experiências Fora do Corpo - Fundamentos

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s